FAQ - Questões frequentes

A utilização do Microsoft Teams na nossa escola é permitida? 

A nossa escola não está a utilizar a plataforma Teams da Microsoft. Em primeiro lugar, porque estamos a conseguir satisfazer as necessidades de reuniões à distância através da plataforma Zoom. Por outro, porque, sendo uma solução centralizada, implicaria uma reestruturação de vulto do nosso panorama tecnológico, maioritariamente assente nas soluções da Google, abalo que seria mais prejudicial que benéfico neste contexto. Estamos a priviligiar soluções de fácil implementaçao e de fácil utilização, tentando ao mesmo tempo permitir o máximo de liberdade a cada professor para implementar o seu plano pedagógico.


Google classroom dá para utilizar em ligação com o Teams? Se sim como se faz?

A nossa escola não está a utilizar a plataforma Teams da Microsoft. Ver questão anterior.


Se utilizarmos o Google Classroom, cada professor cria uma sala para cada uma das suas turmas? Ou vai ser criada uma sala por turma onde são inscritos os vários professores e o DT é que gere?

Cada professor é responsável, dentro das guidelines definidas nas orientações internas para a implementação do ensino à distância, emandas da Direção, pela implementação das suas práticas pedagógicas. Isso inclui a criação de salas no Google Classroom. O que estamos a fazer é dar suporte e esclarecimento de dúvidas através destas FAQ e fóruns no Moodle e, claro, do helpdesk@aecister.pt.


As aulas agendadas no nosso horário com os alunos é o professor que vai enviar o convite da reunião no Zoom? Ou é a escola que gera os convites?

Cada professor é responsável, dentro das guidelines definidas nas orientações internas para a implementação do ensino à distância, emandas da Direção, pela implementação das suas práticas pedagógicas. Isso inclui a criação das reuniões de Zoom e a comunicação dos convites aos alunos. O que estamos a fazer é dar suporte e esclarecimento de dúvidas através destas FAQ e fóruns no Moodle e, claro, do helpdesk@aecister.pt.

Neste caso específico, recomendamos a criação de reuniões através do ID de runião pessoal. Deste modo, o ID da reunião manter-se-á para todas as aulas, sendo apenas necessário comunicá-lo aos alunos uma vez.

Last modified: Monday, 13 April 2020, 7:35 PM